
A Importância da Arte no Ensino Básico: Uma Reflexão Necessária
- Thiago Loreto

- 29 de ago.
- 3 min de leitura
A arte é capaz de evitar ou despertar guerras, é capaz de trazer sentimento de amor ou ódio, despertar carinho ou rancor, mostrar um mundo mágico ou um mundo totalmente doente. A arte tem o poder de mudar as nossas vidas, de nos levar de onde estamos até onde queremos chegar.
E nós temos hoje a oportunidade de aprendê-la em sala de aula, no ensino básico. Isso parece ótimo, não é? A resposta é: depende.
Depende se o professor que está lecionando é capaz, se ele(a), além da sua formação, tem algo dentro de si que se movimenta e está por todo ele: o interesse nas mentes e futuros dos jovens. O interesse que o fará avaliar seus alunos e entender onde cada um quer ir e o que cada um deseja aprender durante as aulas. Interessante, não?
O professor que é posto a lecionar artes, atualmente, pode ser qualquer professor. Digo “qualquer professor” no sentido de que ele não precisa ter formação específica em artes — e menos ainda interesse em levar os jovens que querem se dedicar à arte ao caminho mais adequado de acordo com suas aptidões e anseios.
Mesmo porque a aula de artes vai além de desenhos e pinturas. Pelo menos do meu ponto de vista, deve ser uma aula para fundamentar os alunos, para que eles entendam as técnicas mais simples da arte.
Por exemplo: ao invés de propor apenas um desenho livre, por que não ensinar a desenhar as formas geométricas básicas? E por que elas? Porque são a base para todos os outros desenhos. Assim como o entendimento de como o pigmento interage com o papel, ou com outros pigmentos. Ou como a luz reflete na água, no vidro, ou como o que é escuro em uma cena pode estar à frente ou atrás, dependendo da composição.
E, fugindo das artes impressas, a mesma base se aplicaria à escultura, modelagem, gravura, xilogravura e tantas outras expressões. Mas nada disso é ensinado nas aulas de arte.
Veja bem, por quê?
De acordo com pesquisas, em média 70% dos professores de artes do ensino básico brasileiro não têm formação específica na área (MEC/Inep, 2020). Constrangedor, não?
Nossos jovens artistas ficam desmotivados e frustrados. Fazem desenhos, pinturas, esculturas, escrevem músicas e realizam inúmeras atividades artísticas que sabem não terem aprendido dentro da sala de aula. Sentem-se desvalorizados pelos professores e escolas, pois, por mais que recebam comentários como “nossa, você desenha bem” ou “nossa, você canta bem”, parece que nenhum deles sabe exatamente o que acontece e como o aluno pode se aprimorar.
Isso deixa o estudante desconfortável com a situação toda. É vergonhoso que um país do tamanho do Brasil seja incapaz de oferecer algo melhor aos nossos jovens artistas.
Conclusão
A arte é um direito fundamental e uma linguagem que molda o futuro. Para que os alunos possam realmente desenvolver suas habilidades e expressar suas potencialidades, precisamos de professores de artes qualificados, apaixonados e preparados para inspirar e conduzir cada jovem ao seu caminho criativo.
Sem isso, continuaremos a desperdiçar talentos e sonhos que poderiam transformar o Brasil em um país mais humano, justo e criativo.
📢 E você, o que pensa sobre o ensino de artes nas escolas brasileiras?
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📚 Referências



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